A Psicologia Clínica é a área mais clássica da Psicologia. Ela é considerada o mais antigo ramo da Psicologia e trata de pacientes que sofrem de algum tipo de mal-estar psicológico. Sigmund Freud e Carl Jung, por exemplo, trabalharam com Psicologia Clínica!
Qual o foco da Psicologia Clínica?
Escutar cada paciente de forma cuidadosa, ouvir suas vivências, estabelecer um vínculo para então caminhar em parceria, a fim do fortalecimento emocional..
O trabalho do psicólogo clínico não é voltado somente quando já há uma patologia, e sim, para a prevenção. O cuidado com a saúde mental, através da psicoterapia auxilia na reconexão da subjetividade!
Não é possível estabelecer um prazo de alta! Cada pessoa tem seu tempo específico para esse fortalecimento!
O que é Psicologia Clínica?
Sabe aquela imagem considerada “clichê” do psicólogo conversando com o paciente no divã? Pois então, aquele senhor(a) que escuta e fica fazendo anotações em um caderninho é, provavelmente, um clínico. (Sabemos que nem todos são dessa forma, mas este é certamente o estereótipo mais conhecido).
A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que trata as mais variadas queixas, seja, transtornos, fobias, orientação profissional/vocacional e etc.
O profissional, Psicólogo Clínico, tem como objeto de estudo a mente de seu paciente (cliente), revelada por meio da fala, partindo deste ponto é traçado um diagnóstico e aplicado técnicas de psicoterapia, buscando sempre a reabilitação psicológica do paciente e o restabelecimento de sua saúde mental.
Um psicólogo clínico pode focar seu trabalho em diferentes campos. Alguns exemplos são:
- Psicoterapia Infantil.
- Psicoterapia para Adolescentes.
- Psicoterapia para Adultos.
- Psicoterapia para Idosos.
- Psicoterapia de Casal.
- Orientação Psicológica Online.
Últimas Publicações
Deseja ver publicações de outras áreas de atuação? Clique aqui!