Recíproco, se não for, não insista!
Hoje muito se fala sobre ser recíproco, mas afinal o que é isso? será que você exerce a reciprocidade? pensando nisso, hoje eu trouxe para vocês uma reflexão sobre reciprocidade.
Mas antes de apresentar a reflexão, é importante termos em mente o que de fato significa “recíproco”, e então você sabe o que é? Caso não, acompanhe a breve explicação abaixo:
Recíproco, o que significa?
Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando, existindo de um lado, existe de igual modo no outro.
Por exemplo, a expressão “ódio recíproco” significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.
Se uma pessoa diz: “prezo muito a nossa amizade” e ouve a resposta “o recíproco é verdadeiro”, significa que essa última tem idêntico sentimento. No caso da expressão “amor recíproco”, o recíproco indica que o amor é correspondido.
Um acordo recíproco tem o mesmo significado de bilateral, ou seja, é um acordo comum às duas partes envolvidas. Neste caso, recíproco é sinônimo de mútuo.
O princípio da reciprocidade entre países, por exemplo, determina o igual tratamento entre cidadãos, igualdade de direitos, simplificação de processos, e etc, visando uma fácil integração dos cidadãos (migrantes) de um país no outro.
Mais alguns significados para Recíproco
- adjetivo
Que se realiza ao mesmo tempo que; em retribuição, em troca de algo semelhante; mútuo: elogios e afagos recíprocos.Observado entre duas pessoas ou entre duas coisas que atuam uma sobre outra; correspondido: amizade recíproca.
[Gramática] Diz-se do verbo que recebe e pratica, ao mesmo tempo, a ação: os dois abraçaram-se.
[Lógica] Diz-se de duas proposições das quais uma implica, necessariamente, a outra.
[Matemática] Diz-se de uma transformação tal qual: se b é o transformado do elemento a, este é o transformado de b.
[Matemática] Proposição recíproca (de outra). Aquela que se deduz de uma proposição inicial, quando se permutam a hipótese e a conclusão.
Recíproco – Sinônimos
- Mútuo
- Correspondente
- Bilateral
- Mutual
- Retribuído
(Fonte: Website Significados e Dicionario Online).
Por fim, deixo uma reflexão referente a “recíproco” ou reciprocidade se assim achar melhor. Espero que goste e faça sentido para você!
Reflexão do Dia: Se não for Recíproco, não insista!
Pare agora de insistir onde não há espaço para a reciprocidade, pratique o desapego do que não é reciproco e valorize-se! Pior do que a ausência é a insistência sem reciprocidade. A melhor resposta para todos os tipos de relacionamento é o amor, o respeito e a reciprocidade, pratique-a em seu dia a dia e não deixe de valorizar-se!
O Lysis Consultório de Psicologia agradece a sua visita! Não deixem de compartilhar a nossa página para mais pessoas terem acesso a essas lindas reflexões.
Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…
- Dor não se compara, se ampara sempre. - 26 de julho de 2019
- Dizer NÃO! Veja porque é tão importante aprender a dizer essa palavra - 18 de julho de 2019
- Egoísmo no Relacionamento – Entrevista com a Psicóloga Aline Lisboa - 5 de julho de 2019
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel
muito bom esse site gostei muito. Parabéns pelo conteúdo 🙂
Esse conteúdo realmente me fez pensar de outro maneira em relação a isso. Estava pesquisando e encontrei esse site, valeu mesmo a pena. Grata!
Tenho muitas dúvidas sobre tcc, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Obrigada por compartilhar.
Olá Alessandra!fico feliz em saber que o material foi útil e te auxiliou! Gratidão por estar aqui e acompanhar meu trabalho! Você será sempre bem vinda! Se cuida