Reflexão do Dia: Saia da sua zona de conforto e vá em direção ao novo!
Fazer algo novo, por mais simples que seja, devolve o sabor de novas descobertas e dá movimento a vida! Arrisque-se diante do novo.E você, quando foi a última vez que fez algo pela primeira vez?
Gostou do post? Dê um curtir no Facebook aqui embaixo…
[optin-cat id=267]
Últimos posts por Psicóloga Aline Lisboa (exibir todos)
- Dor não se compara, se ampara sempre. - 26 de julho de 2019
- Dizer NÃO! Veja porque é tão importante aprender a dizer essa palavra - 18 de julho de 2019
- Egoísmo no Relacionamento – Entrevista com a Psicóloga Aline Lisboa - 5 de julho de 2019
Tenho uma pergunta para fazer, que já a uns quase 20 anos faço e não recebi uma resposta que achei aceitável. QUAL A VERDADEIRA FUNÇÃO DE SE FORMAR PSICÓLOGO? Passei por vários, sou paciente psiquiátrico. O psicólogo escuta muito, conversa muito. escuta muito, conversa muito, escuta muito conversa muito, e depois, nunca saí desta fase. NUNCA RECEBI UM CONSELHO, UM CAMINHO DAS PEDRAS, PELO CONTRÁRIO, NO ATO DA CONVERSA TENHO A SENSAÇÃO QUE O PROFISSIONAL CONSEGUE TIRAR DE DENTRO DE MIM TODOS OS SENTIMENTOS RUINS E TRAZER A TONA, FERIDAS QUE JÁ ESTAVAM QUASE CICATRIZADAS, E QUANDO ACABA O TEMPO DA CONSULTA SINTO QUE DA VONTADE DE MATAR UM . A FUNÇÃO DO PROFISSIONAL É NA REALIDADE PROVOCAR A SÍNDROME DE HULK. Não é uma pergunta cômica ou ofensiva. quero de fato saber. Faço tratamento com uma nova profissional e vejo que de 20 anos pra cá nada se mudou. Pretendo já em breve se continuar como está abandonar as consultas, porque nada mudou. OU É ASSIM PORQUE SOU POBRE E OS PROFISSIONAIS QUE CUIDARAM DE MIM OU ERA PELO SUS OU POR IGREJA CATÓLICA AMBOS GRÁTIS? Só para frisar, sou paciente psiquiátrico à muito tempo com um histórico controverso, pois os relatos que aconteceram comigo só acredito porque fui personagem e participei dos fatos que me levaram a ficar doente. SE POSSÍVEL AGUARDO UMA RESPOSTA. OBS; Novamente não veja como um texto ofensivo, apenas quero aprender o que não sei, e este tratamento com psicólogo ainda não conseguir colher frutos positivos , e passei com muitos. grato.
Olá Eronilde. Muito obrigada por compartilhar suas vivências. Entendo completamente seu posicionamento e em nenhum momento percebi que foi algo ofensivo. O objetivo do blog e dos textos é justamente para aproximar as pessoas da Psicologia.
Infelizmente há profissionais que não exercem suas funções como deveriam, e isso vale para todas as profissões. Independentemente de ser uma sessão do SUS ou uma sessão gratuita, o respeito, a ética e o cuidado com o indivíduo sempre precisa prevalecer.
Cada profissional tem um jeito de trabalhar, nem sempre as sessões precisam manter esse padrão. Eu particulamente atuo com o objetivo de trabalhar em parceria com o paciente, onde ele será extremamente participativo nas intervenções.
Porém é importante lembrar que o Psicólogo não é responsável por dar o caminho das pedras ou decidir sobre a vida do paciente, e sim, de promover reflexões para que o sujeito possa caminhar com autonomia sendo responsável pelas próprias escolhas.
Sobre o enfrentamento dos sentimentos, eles são necessários para re-significação mas sempre precisa respeitar o tempo do paciente.
Enfim, espero que tenha colaborado de alguma forma e você é sempre bem vindo aqui! Gratidão 😉