Você tem Cuidado com o Sono?
Nada mais revigorante do que uma boa noite de sono, não é mesmo? Mas, o que fazer quando até os carneirinhos já foram dormir e você ainda permanece acordada (o)? Leia o texto na integra e veja algumas dicas para que você volte a ter uma boa noite e mantenha o cuidado com o sono!
Devemos ter cuidado com o sono, em algumas situações da vida é comum ficarmos sem sono por sentirmos preocupadas (os) ou ansiosas (os), como por exemplo, antes de uma entrevista, antes de uma viagem ou por fazer um “vale a pena ver de novo” relembrando aquele encontro que você teve ao longo do dia.
É bem provável que depois de vivenciar essas situações supracitadas a qualidade de sono no dia seguinte será de muita qualidade e com facilidade, afinal a falta de sono tinha um nome e sobrenome: suas preocupações rs. Só é considerado um transtorno, ou seja, uma patologia, quando temos todos os aspectos favoráveis para uma boa noite de sono, e mesmo assim, não conseguimos relaxar o suficiente para conseguir dormir.
Para ser classificado como um transtorno é preciso ser diagnosticada a partir de alguns critérios e por profissionais capacitados.Pensando na ausência de sono e na importância de dar voz a esse assunto, vivenciado por tantas pessoas, porém nem sempre percebidos como um problema clínico, resolvi preparar um material baseado em artigos científicos, porém com uma linguagem de fácil acesso e entendimento. Para ter acesso a cartilha gratuita e manter o cuidado com o sono clique aqui, ou acesse clicando na imagem abaixo. [Temporariamente Indisponível]
Sendo assim, é possível compreender que em alguns casos é necessária a introdução de fármacos para a indução e permanência do sono, porém é válido ressaltar que, o uso de medicação deve ser realizada exclusivamente por um médico capacitado e de sua confiança. ATENÇÃO: A AUTO MEDICAÇÃO NÃO É A SOLUÇÃO!!
E de que forma a Psicoterapia pode promover um cuidado com o sono e também uma melhora no transtorno ou em episódios de insônia?
Para algumas pessoas a mudança comportamental orientada por um psicólogo, promove resultados tão positivos que promove o afastamento da necessidade de medicação. No material foi abordada a importância de mudarmos alguns comportamentos noturnos, a fim de, respeitar e promover a melhora na qualidade do seu sono. No processo de psicoterapia é possível desmistificar associações fantasiosas com a representatividade do dormir, ou seja, será trabalhado de forma simbólica o que a ausência de sono significa para o paciente e como se comportar diante desta situação.
Além da insônia outros transtornos podem afetar a qualidade do nosso sono, como por exemplo, Síndrome das Pernas Inquietas, Parassonias, Narcolepsia, Transtornos Respiratórios e Desordens do Ritmo Circadiano.
Portanto, cuidado com o sono! Não deixe de cuidar da qualidade dele, busque profissionais capacitados para auxiliar a tornar os sintomas da insônia ausentes e tenha uma boa noite de sono! Se você leu o Ebook 5 Dicas + Orientação para Insônia (caso não, clique no link para baixar gratuitamente) para manter o cuidado com o sono e gostou do conteúdo, eu quero lhe dizer que tem muito mais dicas e orientações te esperando na cartilha Insônia: como prevenir! Dicas e orientações psicológicas! [Temporariamente Indisponível]
Nesta ultima cartilha você terá acesso aos seguintes acréscimos:
- AS FASES DO SONO
- CONHECENDO OS TIPOS DE INSÔNIA
- PERIGOS PROVOCADOS PELA INSÔNIA
- E AGORA, COMO TRATAR O TRANSTORNO DE INSÔNIA?
- 15 NOVAS SUGESTÕES PARA CUIDADO COM O SONO VISANDO LHE PROPORCIONAR UMA MELHORA NA QUALIDADE DELE.
Uma boa noite de sono é essencial para o bem estar bio-psico-social, sendo assim, essa cartilha tem como objetivo principal promover o conhecimento sobre a importância de manter a qualidade do sono. Conheça possíveis mudanças de comportamento que promoverá um sono saudável. Confira!
- Dor não se compara, se ampara sempre. - 26 de julho de 2019
- Dizer NÃO! Veja porque é tão importante aprender a dizer essa palavra - 18 de julho de 2019
- Egoísmo no Relacionamento – Entrevista com a Psicóloga Aline Lisboa - 5 de julho de 2019
Até 9 anos passados, nunca tive nenhum tipo de problema para dormir.
Porém com o acontecimento de alguns fatos inesperados, meu problema para dormir começou. Passei então fazer uso de medicamento, tomando 1/2 comprimido de Dormonid, depois passe para 1 comprimido e fui diversificando os medicamentos para meu organismo não acostumar. em resumo : hoje faço uso de 50 gostas de Rivotril 2,5 mg, mais 2 comprimidos de Dramin e mais 2 de Fenergan de 25 mg.
Olá Vicente! Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Apesar de muito desagradável, sempre há espaço para compreender e ressignificar, e estar em acompanhamento profissional faz toda a diferença! Gratidão por estar aqui e seja sempre bem vindo ?
Ótimo me identifiquei muito tenho problemas serissimos com o sono aliás sou paranóica já tive vários problemas sério depressão e com esse blog procurei um psiquiatra e comecei o tratamento hoje ja estou curada graças a Deus
Olá Rita! Imagino o quanto foi difícil conviver com essa dificuldade para dormir! Mas que bom que você foi em busca de ajuda e hoje está se sentindo melhor! Seja sempre bem vinda aqui, gratidão por sua participação!
Gostei de estar por dentro dos limites da saúde
Olá Maria! Seja sempre bem vinda aqui! Isso mesmo, estar atualizada sobre a importância do cuidado com a saúde mental é dar prioridade a vida! Fique a vontade para comentar, curtir, sugerir temas e compartilhar! Se cudia